Yanomami

Os Yanomami formam uma sociedade de caçadores-agricultores da floresta tropical do Norte da Amazônia cujo contato com a sociedade nacional é, na maior parte do seu território, relativamente recente. Seu território cobre, aproximadamente, 192.000 km², situados em ambos os lados da fronteira Brasil-Venezuela na região do interflúvio Orinoco – Amazonas (afluentes da margem direita do rio Branco e esquerda do rio Negro).

Para os Yanomami, ”urihi”, a terra-floresta, não é um mero espaço inerte de exploração econômica (o que chamamos de “natureza”) Trata-se de uma entidade viva, inserida numa complexa dinâmica cosmológica de intercâmbios entre humanos e não-humanos. Como tal, se encontra hoje ameaçada pela predação cega dos brancos. Na visão do líder Davi Kopenawa Yanomami:

“A terra-floresta só pode morrer se for destruída pelos brancos. Então, os riachos sumirão, a terra ficará friável, as árvores secarão e as pedras das montanhas racharão com o calor. Os espíritos xapiripë, que moram nas serras e ficam brincando na floresta, acabarão fugindo. Seus pais, os xamãs, não poderão mais chamá-los para nos proteger. A terra-floresta se tornará seca e vazia. Os xamãs não poderão mais deter as fumaças-epidemias e os seres maléficos que nos adoecem. Assim, todos morrerão.”

leia mais …

 

O povo Yanomami é considerado guardião das águas que formam rios como o negro e o amazonas. Eles vivem na fronteira do Brasil com a Venezuela. O que preocupa é que índios da etnia estão contaminados por mercúrio, usado no garimpo ilegal, para extrair ouro de suas terras.

 

Notícias

Iphan reconhece importância da diversidade linguística Yanomami

8 de fevereiro 2019 – 23:16:
Projeto financiado pelo Iphan e executado pelo ISA identifica nova língua yanomami e diagnostica ameaças às seis línguas deste povo

Yanomamɨ, sanöma, ninam, yanomam, ỹaroamë, yãnoma. Essas são as seis línguas faladas na maior Terra Indígena no Brasil, por um dos grupos mais relevantes ao patrimônio etnolinguístico nacional: …

Continue lendo

Posted in Mídia brasileira, Povos indígenas | Tagged , , , | Leave a comment

Estamos tomando água poluída, de mercúrio. O povo yanomami vai sumir

Davi Kopenawa, líder yanomami, denunciou na ONU a situação dos indígenas e criticou o Governo brasileiro. Em entrevista ao EL PAÍS, afirma: “A nossa mãe, a Funai, já morreu”

Please follow and like us:

Continue lendo

Posted in Mídia brasileira, Povos indígenas | Tagged , , , , , , | Leave a comment

 

Link permanente para este artigo: https://brasildemocratico.net/site/yanomami/