Tupiniquim

Os Tupiniquim são, entre inúmeros povos indígenas, dos mais citados e paradoxalmente mais desconhecidos no Brasil. Tupiniquim é sinônimo de nacional na língua corrente (antropologia tupiniquim, cinema tupiniquim etc.), mas o emprego do termo pouco ajuda a desvendar a realidade de um povo específico que luta pela sua sobrevivência.

Os Tupiniquim habitam três Terras Indígenas no norte do Espírito Santo. Todas estas situam-se no município de Aracruz, próximas a essa cidade e também à de Santa Cruz e à Vila do Riacho.

A TI Tupiniquim e a TI Caieiras Velhas II, localizadas às margens do rio Piraquê-Açu, tem sua área composta por capoeiras, macegas, mata antlântica, o mangue do referido rio e áreas de cultivo.

A TI Comboios, às margens do rio de mesmo nome, tem quase toda a sua área ocupada pela capoeira (50%) e a mata de restinga (40%), pois, com o solo pobre e arenoso, o cultivo é mínimo.

leia mais …

 

 

Noticias

Indígenas de Aracruz poderão ser indenizados por impactos ambientais de empresas

25 de fevereiro de 2019:
Três comunidades indígenas de Aracruz e a Fundação Nacional do Índio (Funai) assinaram, junto ao Ministério Público Federal do Espírito Santo (MPF-ES) e a Defensoria Pública da União (DPU), um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para serem indenizados por empreendimentos na região que impactam suas terras.

De acordo …

Continue lendo

Posted in Meio ambiente, Mídia brasileira, Povos indígenas | Tagged , , , , | Leave a comment

 

Link permanente para este artigo: https://brasildemocratico.net/site/tupiniquim/