Só 5 países tem juros reais maiores que Brasil (mas situação já foi pior)

15/12/2019
O Brasil já foi líder absoluto no passado, mas hoje os juros reais brasileiros estão em 2,83%, abaixo de: Argentina, Turquia, México, Rússia e Indonésia

O Brasil é frequentemente citado como o país com os maiores juros do planeta, mas isso já não é verdade há algum tempo. Na última quarta-feira (12), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu manter pela sexta vez seguida as taxas de juros em 6,5%. É o nível mais baixo registrado no país desde que a Selic passou a ser usada como referência em 1996.

Mas eles não contam toda a história. Se os juros são muito altos mas a inflação também, eles não estão fazendo o trabalho de conter a demanda.

Um dos ajustes para verificar isso é o conceito de juros reais, que toma os juros nominais e subtrai a inflação projetada para os próximos 12 meses. O Brasil já foi líder absoluto no passado, mas hoje os juros reais brasileiros estão em 2,83%, abaixo de cinco países: Argentina, Turquia, México, Rússia e Indonésia.

leia mais EXAME …

Please follow and like us:

Link permanente para este artigo: https://brasildemocratico.net/site/so-5-paises-tem-juros-reais-maiores-que-brasil-mas-situacao-ja-foi-pior/