Segurança de dados e privacidade

Tudo é para celulares e computadores

Sem dúvidas, nós temos maior segurança se ficamos fora de tudo e sem computador. Mas é quase impossível ficarmos bem isolados – como se viver no Xingu.

Hoje nos precisamos e podemos usar a internet e as mídias para trocar informações com amigos, utilizando principalmente as mídias independentes. Por isso devemos manter a segurança dos nossos dados.

Facebook

Existem várias opções.

O mais seguro é ficar conectado apenas com amigos de confiança. Mas podemos limpar nossa lista de amigos removendo pessoas suspeitas e também podemos criar grupos e decidir quem poderá ver determinados posts. Não precisamos fazer públicos a todo o momento assim evitamos que outras pessoas compartilhem nossas informações recursivamente e fazendo com que tudo fique fora de nosso controle. Temos que ter cuidado onde escrevemos-  comentários em outros perfis, grupos- pois existem infiltrados.

https://www.facebook.com/about/basics/manage-your-privacy/posts

9 dicas de segurança para proteger sua conta do Facebook:
https://tecnoblog.net/232718/seguranca-proteger-conta-facebook/

e mais dicas:

Você pode cadastrar seus dispositivos de confiança na seção “Dispositivos reconhecidos”, para que o Facebook envie um SMS de solicitação de código de segurança toda vez que você resolver acessá-lo de um navegador, dispositivo ou computador diferente.

https://canaltech.com.br/seguranca/Dicas-de-seguranca-no-Facebook-navegue-com-privacidade-e-tranquilidade-na-rede/

Spam: Um dos principais problemas que afeta a experiência de uso do Facebook é a quantidade de spam que circula na rede social. Com postagens sensacionalistas e links duvidosos, acaba sendo muito fácil cair numa cilada e deixar sua conta em risco.

Quando isso acontece, geralmente você vai começar a ver sua conta criando publicações, eventos, grupos ou páginas sem o seu conhecimento. A dor de cabeça, porém, tem uma solução e ela é mais simples do que você pensa.

Para resolver isso, verifique seu histórico de login e veja se não há acessos suspeitos à sua conta. Também execute uma análise das suas publicações e curtidas recentes e verifique o Registro de Atividades para excluir o conteúdo indesejado. Por fim, observe se não há nenhum serviço ou aplicativo escuso conectado à sua conta; em caso positivo, remova-o.

Phishing: Como dissemos no tópico anterior, a quantidade de links e notícias falsas que circulam no Facebook tem se tornado um problema para a rede social, que agora vem criando mecanismos para combater esse tipo de conteúdo.

Enquanto as coisas não ficam 100% nesse aspecto, o ideal é que você fique atento para não ser vítima de phishing. O phishing é uma tentativa maliciosa de obter acesso à sua conta e aos seus dados pessoais e financeiros. Normalmente é uma prática associada à distribuição de links maliciosos e exibição de sites falsos que muito se assemelham aos oficiais.

O calcanhar de Aquiles desses golpes são os erros de digitação e de grafia, links que levam a destinos diferentes do local indicado nas publicações e mensagens e que pedem informações pessoais. Fique atento a tudo isso e caso tenha dúvidas a melhor saída é visitar o site oficial por sua conta, sem ser a partir do link que você clicou.

Caso detecte alguma mensagem ou publicação falsa, você pode denunciá-la ao Facebook através do e-mail phish@fb.com ou nos links de denúncia que aparecem no site.

 

Facebook Messenger

As conversas secretas do Messenger chats são criptografados de ponta a ponta.
Ssaiba usar.
https://tecnoblog.net/254213/como-usar-a-conversa-secreta-do-messenger-e-encriptar-os-dados/

 

Instagram

15 de agosto 2018: Instagram vai reforçar segurança após casos recentes de contas hackeadas
https://www.tecmundo.com.br/redes-sociais/133236-instagram-seguranca-casos-recentes-contas-hackeadas.htm

 

Snapchat

É necessário de pensar sobre o uso de Shapchat.

Para ajudar os usuários, a ESET reuniu cinco dicas importantes para aproveitar o Snapchat com segurança. Leia mais:

https://canaltech.com.br/apps/5-dicas-para-usar-o-snapchat-de-forma-segura/

 

Whatsapp

Um dos maiores problemas de segurança do WhatsApp: você

Segurança: https://www.whatsapp.com/safety/?l=pt_br

Confira dicas valiosas para manter seus dados protegidos de golpes e aprenda a usar o WhatsApp muito mais segurança

https://www.vivotech.com.br/seguranca-no-whatsapp-saiba-como-proteger-seus-dados-no-aplicativosaiba-como-proteger-seus-dados-no-whatsapp/

Usuários de WhatsApp correm risco o tempo todo e por isso devem tomar algumas medidas de segurança para evitar exposição, não correr riscos de ter seu smartphone infectado por malwares e não cair em golpes. Proteja-se com essas dicas e evitar problemas futuros.

https://www.adt.com.br/?/adt-blog/entrada/oito-dicas-para-usar-o-whatsapp-com-seguranca

 

Existe uma alternativa boa: telegram

A criptografia do Telegram é mais forte que a do WhatsApp, tanto que a empresa oferece 200.000 US$ para quem conseguir quebrá-la. Você também pode “esconder” sua última visualização para pessoas específicas ou grupos, diferente do WhatsApp

15 funções que fazem o Telegram melhor que o WhatsApp

https://www.blogdainformatica.com.br/15-funcoes-que-fazem-o-telegram-melhor-que-o-whatsapp/

 

Skype

Como é uma empresa da Microsoft também não é muito confiavel em caso dos seus dados.

 


Conexões

Wi-Fi público

É muito comum encontrar redes sem fio para conexão gratuita à internet em shoppings, restaurantes, aeroportos, praças e outros estabelecimentos. O uso inocente por parte dos usuários, entretanto, pode acabar mal. É por meio dessas redes sem senha que crackers roubam informações pessoais, como dados bancários e fotos armazenadas no smartphone ou em serviços na nuvem.

8 dicas para usar o Wi-Fi público com segurança

https://www.adt.com.br/blog-adt/entrada/8-dicas-para-usar-o-wi-fi-publico-com-seguranca

 

VPN

O que é VPN? Uma Rede Particular Virtual (Virtual Private Network – VPN), como o próprio nome sugere, é uma forma de conectar dois computadores utilizando uma rede pública, como a Internet. Informações trocadas entre os computadores de uma VPN não possam ser lidas por outras pessoas. Existem apps para celulares e computadores. Leia mais:

https://www.tecmundo.com.br/1427-o-que-e-vpn-.htm

 

Sete opções de VPN grátis para usar

https://www.techtudo.com.br/listas/noticia/2016/10/sete-opcoes-de-vpn-gratis-para-usar.html

Dica:
hide.me: Nada é registado, a sua privacidade e anonimato no seu melhor.

https://hide.me/pt/network/brazil-vpn

 

Navegador

Como varios navegadores estão nas mãos de empresas grandes como Google, Windows ou Apple, não podemos confiar muito neles. Mas existe um navegador muito bom com a mais segurança, e que é utilizado por aproximadamente 50% dos usuários na Europa, o Firefox da Mozilla . A Fundação Mozilla é uma organização sem fins lucrativos que mantém todo o software e projetos Open Source.

Sobre Mozilla na Wikipedia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mozilla_Foundation

Navegador Firefox:

https://www.mozilla.org/pt-BR/firefox/

No celular (IOS e Android) o Firefox Focus

https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/o-que-e-o-firefox-focus#w_instale-o-firefox-focus

 

Browser in the Box

Utiliza o conceito de virtualização para se manter completamente “isolado” do resto de seu sistema operacional, de modo que um vírus jamais conseguirá “sair” do browser e continuará preso no próprio até que ele seja encerrado. Por conta dessa camada restritiva de proteção, o Browser in the Box conta com várias limitações que devem ser observadas pelo usuário. Por exemplo, não é possível colar um texto que foi copiado de uma fonte externa do navegador e vice-versa. Essas opções podem até ser desativas de acordo com sua vontade, mas sem elas o programa perde maior parte de seu fator segurança.

https://www.baixaki.com.br/download/browser-in-the-box.htm

 

 

Programas de E-mail

Para abandonar o Outlook e outros programas existe uma alternativa boa: Thunderbird da Mozilla – também sem interesses lucrativos.

https://www.topfreewares.com.br/top-5-clientes-de-email-gratuitos-para-windows/

Thunderbird:
https://www.thunderbird.net/pt-BR/

 

Navegar anonimo

Navegação anônima pelo navegador comum que oferece uma opção de navegação anônima não é tão segura quanto você pensa!

Já VPN ajuda, mas podemos aumentar a segurança:

6 bons motivos para usar a navegação anônima, fazer pesquisas anônimo
https://olhardigital.com.br/noticia/6-bons-motivos-para-usar-a-navegacao-anonima/66648

E mais possibilidades:

Esconder o teu endereço IP e navegar anonimamente usando VPN, um Proxy e TOR:

 

Opção de proxy

https://hide.me/pt/proxy

Para mais informações leia o tópico sobre (VPN)

 

Senhas

Sempre use senhas com números, símbolos e letras em maiúsculas e minúsculas! Evite usar senhas usadas anteriormente!

 

Sites

Quando você fizer login em um site, sempre faça um logout antes de fechar a janela!!!

 

E-mail – a conexão, links e anexos

A conexão deve ser feita via https para evitar que seus dados sejam rastreado, independente se é feito pelo browser ou de programa de e-mail.

 

Anexos de e-mail

A forma mais utilizada por cibercriminosos para chegar às vítimas é mandar um e-mail com anexo perigoso para que a pessoa abra e infecte o computador. Abaixo você pode conferir algumas dicas preparadas pela equipe da PSafe que podem te ajudar a se prevenir dessas ciladas.

https://olhardigital.com.br/fique_seguro/noticia/7-dicas-para-abrir-anexos-de-e-mail-com-seguranca/42027

6 dicas para você identificar um e-mail perigoso e falso:

https://www.tecmundo.com.br/segurança/56345-segurança-6-dicas-voce-identificar-email-perigoso-falso.htm

 

E-mails criptografados

Está na hora de deixar que pessoas não autorizadas (por você, claro) não acessem seus e-mails. Quando tudo está na nuvem, é mais difícil manter as coisas seguras, não é mesmo? Por isso, várias empresas desenvolveram e-mails criptografados que é mais uma maneira de manter suas conversas privadas.

Os 5 melhores e-mails criptografados de 2018:

https://www.tecmundo.com.br/segurança/126006-5-melhores-emails-criptografados-2018.htm

 

E-mail e serviços em nuvens

Os serviços de e-mail gratuitos (como uol, gmail, yahoo, hotmail, e outros)  ficam mais exposto a ataques criminosos do que os pagos e são eles que mais sofrem com a prática do phishing. Também existe o risco de hackear e os dados assustam: Em 2017 Yahoo admitiu que 3 bilhões de contas de e-mail foram violadas durante um ataque de hackers em 2013.

Além disso tudo, as empresas devem ganhar dinheiro porque tem gastos como prédios,  servidores, ar condicionado, técnicos, energia. E quem paga esses gastos? Você! Elas usam e analisam seus dados com a mera finalidade de vender essas informações

A melhor opção são endereços pago – e que não são caros- e tem mais segurança. Caso você tenha um site, também vale a pena de escolher uma empresa menor para correr um risco menor de sofrer ataque.

E em caso de serviços de nuvem temos o mesmo problema, seja o Google Drive, Dropbox, OneDrive, iCloud ou qualquer outro. E todas empresas são dos EUA. Assim não sabemos o que pode acontecer com os dados, especialmente com dados sensíveis.

Uma alternativa é ter a própria nuvem – Nextcloud

Se você tem um host ou um próprio servidor você pode instalar o NextCloud. Também existem provedores oferecendo NextCloud.
É Open Source (código aberto) e tem uma segurança enorme, até a possibilidade de criptografar os dados.

https://blog.remontti.com.br/1557

https://nextcloud.com/

Uma coisa que vale ressaltar é onde se encontram seus dados sensíveis. Uma empresa com sede nos EUA nunca é confiável, mesmo possuindo servidores no seu país ou num outro. Existem exemplos na Irlanda, onde muitas empresas americanas tem servidores também. Outros países também não puderam ter o mesmo privilégio por conta de suas leis de segurança, bem como a Alemanha.

 

Vírus e mais

 

Computador

É sempre importante utilizar uma boa senha para acessar o seu computador.

Também é importante ter um programa de antivírus para aumentar a segurança dos seus dados, e manter esse programa sempre atualizado. Todavia, não esta prática nem sempre é uma garantia pois existem programas malicioso que podem desligar o antivírus. Por isso vale a pena fazer um teste online de vez em quando, usando por exemplo o McAfee Stinger.

https://www.mcafee.com/enterprise/pt-br/downloads/free-tools/stinger.html

E também é necessário fazer backups dos seus dados/arquivos regularmente.  Melhor que uma nuvem é um disco HDD, ou mais. É necessário manter desconectado sempre e devemos conectá-lo apenas para fazer backup. Evidentemente, vírus também poderão ser copiados.

Um programa muito bom é SyncBack Freeware para fazer backups:

https://br.ccm.net/download/baixaki-2708-syncback-freeware

Nunca abra um programa em seu computador que você não conheça e baixe programas apenas de sites confiáveis.

 

12 Sinais de que seu computador pode ter sido hackeado

Atualmente, ataques de hackers fazem parte da realidade de todos que dependem da informática e que se preocupam com a segurança de seus dados. Para evitar que alguém roube suas senhas ou outras informações importantes, é preciso ficar atento a sinais presentes em seu computador.

Leia mais: https://incrivel.club/admiracao-curiosidades/12-sinais-de-que-seu-computador-foi-hackeado-e-voce-nem-percebeu-345510/

 

 

 

Sites

Se você tem um site, evite endereços como “…./login”,
pois é fácil para hackers e bots localizar. Alternativas para esses casos podem ser a utilização de palavras que não arremetam para o serviço real da página, bem como “…/porta” ou qualquer palavra. Não se esquecendo de que o servidor deve ter programas de segurança.
Também boas senhas são necessários e também uma conexão segura (https://www….)

 

Link permanente para este artigo: https://brasildemocratico.net/site/seguranca-de-dados-e-privacidade/