O feminicídio não é apenas um problema criminal

foto: wikimedia / Senado

16/04/2019 – 16:30
O aumento real da violência contra a mulher, o feminicídio, apresenta causas de origens diversas. Uma delas envolve a questão institucional e a necessidade de um aperfeiçoamento, uma melhoria dos instrumentos de persecução criminal contra os agressores. Além da necessidade de uma melhor estatística em relação aos dados que envolvem as etapas anteriores ao feminicídio em si.

“Em relação aos aspectos culturais e educativos é preciso que o sistema educacional envolva as crianças desde a idade mais tenra sobre a necessidade de respeitar a mulher. Ela não pode ser vista como objeto, muito menos ficar submetida à violência dos maridos ou companheiros. Os índices de pesquisas mostram que têm alta taxa de feminicídio dentro das casas, portanto na família e na educação formal a mulher precisa ser vista e tratada como ser humano. Isso envolve, portanto, uma mudança de cultura e uma ênfase maior no instrumento educativo educacional”, explica Flavio de Leão Bastos Pereira, professor de direito constitucional da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

O especialista ressalta que é necessário estabelecer medidas sancionatórias não apenas no aspecto criminal, mas também reforçá-las no aspecto civil. …

leia mais Jornal Contábil …

Please follow and like us:

Link permanente para este artigo: https://brasildemocratico.net/site/o-feminicidio-nao-e-apenas-um-problema-criminal/