MP quer que mineradoras esvaziem barragens e removam moradores em Catalão

14/04/2019 – 17:22
Segundo promotor, rompimento pode causar alto dano e impacto ambiental significativo. Órgão também pede que o Estado não libere mais licenças para barragens

O Ministério Público de Goiás pediu à Justiça que empresas de Catalão, no sudeste goiano, esvaziem e desativem as barragens de rejeitos, com urgência. O órgão também quer que a população seja removida e alojada em local seguro até que a desativação seja concluída.

O G1 entrou em contato, por e-mail, com a Mosaic Fertilizantes P&K Ltda e a Coperbrás Indústria Ltda para que se posicionem sobre o pedido do órgão e aguarda retorno.

Em relação à barragem da Mosaic, empresa que extrai e comercializa fosfato e potássio combinados, a própria companhia interditou a estrutura na última quinta-feira (11), por falta de documentos que atestem a segurança da barragem. A empresa também acionou os Planos de Ação de Emergência para Barragens de Mineração “no nível 1 de emergência, sem a necessidade de evacuação da Zona de Autossalvamento”.

leia mais G1 Globo …

Please follow and like us:

Link permanente para este artigo: https://brasildemocratico.net/site/mp-quer-que-mineradoras-esvaziem-barragens-e-removam-moradores-em-catalao/