Macuxi

Habitantes de uma região de fronteira, os Macuxi vêm enfrentando desde pelo menos o século XVIII situações adversas em razão da ocupação não-indígena na região, marcadas primeiramente por aldeamentos e migrações forçadas, depois pelo avanço de frentes extrativistas e pecuaristas e, mais recentemente, a incidência de garimpeiros e a proliferação de grileiros em suas terras. Protagonizaram nas ultimas décadas, juntamente com outros povos da região, uma luta incessante pela homologação da TI Raposa Serra do Sol, ocorrida em 2005, e posteriormente pela desintrusão dos ocupantes não-indios, finalmente resolvida com o julgamento pelo Supremo Tribunal Federal em 2009, que confirmou a homologação e a retirada dos ocupantes não-índios. …

A ocupação colonial portuguesa do vale do rio Branco data de meados do século XVIII. Foi uma ocupação marcadamente estratégico-militar. Nessa região, limítrofe às possessões espanhola e holandesa nas Guianas, os portugueses procuraram impedir possíveis tentativas de invasão a seus domínios no vale amazônico, construindo, em 1775, o forte São Joaquim, na confluência dos rios Uraricoera e Tacutu, formadores do Branco, via de acesso às bacias dos rios Orinoco e Essequibo. …

As aldeias na floresta caracterizam-se por casas comunais em que convivem distintos grupos domésticos, compostos por famílias extensas ligadas entre si por laços de parentesco. Já na savana geralmente encontram-se casas dispersas que abrigam grupos domésticos cuja composição é análoga àquela acima descrita; nesse sentido, a aldeia na savana configuraria um desdobramento da casa comunal típica da floresta….

leia mais …

10 HÁBITOS que justificam ser Macuxi

Em homenagem a semana do índio, no dia do índio, vou falar de alguns hábitos que fazemos que estão relacionados as características locais, não necessariamente  do indígena, mas do morador de Roraima.

leia mais …

Imagens Aéreas Aldeia Macuxi – PB (DL imagens aéreas)

 

 

 

Notícias

Raposa Serra do Sol: indígenas temem novas ameaças de mineradores e agricultores

08/04/2019 – 14:41
A reserva de 1,7 milhão de hectares na fronteira com a Venezuela abriga uma povo de 25 mil indígenas, cujo principal sustento vem da criação de gado.

Uma década depois de o povo macuxi vencer uma batalha judicial marcada pela violência para expulsar plantadores de arroz da reserva Raposa Serra do …

Continue lendo

Posted in governo, Mídia brasileira, Povos indígenas | Tagged , , , , , | Leave a comment

Em Roraima, cursos ajudam a preservar línguas indígenas

6 de fevereiro – 11:17:
Desde 2009, cerca de 2 mil alunos foram certificados nos estudos das línguas macuxi e wapichana. “Esse foi um espaço para o meu reconhecimento, para valorizar a minha própria identidade”, diz Jama Perry, professora de wapichana.

Em 2019, a ONU comemora o Ano Internacional das Línguas Indígenas. Confira mais …

Continue lendo

Posted in Mídia brasileira, Povos indígenas | Tagged , , , , , | Leave a comment

 

 

Link permanente para este artigo: https://brasildemocratico.net/site/macuxi/