Livro aborda genocídios e resistências dos índios brasileiros

Retratos feitos por Hercule Florence (como a imagem acima) ilustram o livro Índios no Brasil – Imagem: Instituto Hercule Florence

05/04/2019
A trajetória dos povos indígenas no Brasil é marcada pelo apagamento: dos cerca de 5 milhões que habitavam o território no período pré-colonial, atualmente restam cerca de 900 mil, segundo o Censo do IBGE de 2010. Esse é um dos dados destacados logo na introdução de Índios no Brasil – Vida, Cultura e Morte, que será lançado no próximo dia 9 de abril, terça-feira, às 16 horas, na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP. A publicação é da Editora Intermeios.

Organizado pela professora Maria Luiza Tucci Carneiro, do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, e pela pesquisadora Mirian Silva Rossi, o livro reúne 15 artigos de especialistas na questão indígena no Brasil, todos inéditos, que abordam o tema sob diferentes ângulos.

  • Vida, cultura e morte
  • Testemunho histórico

O lançamento do livro Índios no Brasil – Vida, Cultura e Morte será no dia 9 de abril, terça-feira, às 16 horas, na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP (Rua da Biblioteca, 21, Cidade Universitária, em São Paulo). Entrada grátis.

leia mais Jornal da USP …

Please follow and like us:

Link permanente para este artigo: https://brasildemocratico.net/site/livro-aborda-genocidios-e-resistencias-dos-indios-brasileiros/