Korubo (isolados até 2019)

Os Korubo, também conhecidos como “índios caceteiros” por causa de suas bordunas, vivem na região de confluência dos rios Ituí e Itaquaí, no vale do Javari. A maior parte dessa população (mais 200 pessoas) ainda vive isolada, movimentando-se entre os rios Ituí, Coari e Branco. Em 1996, após várias tentativas, a Funai contatou um pequeno grupo de índios Korubo. Depois do encontro com a equipe de atração, os Korubo começaram a realizar visitas sucessivas às aldeias dos índios Matis e aos acampamentos da Frente na mata. Hoje, o grupo distribui-se em duas comunidades no baixo Ituí.

Os Korubo são falantes de uma língua ainda não classificada, que provavelmente faz parte da família lingüística Pano.

Há registros de contatos esporádicos do grupo desde os anos de 1920. Segundo um levantamento dos conflitos no Vale do Javari (1996), realizado pelo antigo Departamento de Índios Isolados, o mais antigo registro de massacre de índios Korubo data de 1928, quando mais de 40 índios Korubo foram mortos por um grupo peruano acompanhado de índios Ticuna.

leia mais …

 

Korubo: Uma Luta Até a Morte (Documentário Completo)

Este documentário mostra o mundo dos índios mais temíveis da Amazônia, os Korubo. As câmeras são capazes de gravar pela primeira vez a vida cotidiana dessa tribo secreta brasileira. Uma viagem ao coração deste povo e sua luta pela sobrevivência.

 

 

Noticias

Funai faz contato com índios isolados no Amazonas

05/04/2019 – 08:35
Povo da etnia Korubo vive no extremo oeste do Amazonas

Uma equipe da Fundação Nacional do Índio (Funai) fez contato com índios isolados da etnia Korubo na terra do Vale do Jari, no extremo oeste do Amazonas. A expedição foi realizada pela preocupação com o risco de conflitos entre esse povo …

Continue lendo

Posted in Mídia brasileira, Povos indígenas | Tagged , , , , , | Leave a comment

Link permanente para este artigo: https://brasildemocratico.net/site/korubo/