Kiriri

Kiriri é um vocábulo tupi que significa povo “calado”, “taciturno”. Essa designação teria sido atribuída pelos Tupi da costa aos índios habitantes do sertão. O povo kiriri constitui hoje um grande exemplo de luta para outros povos indígenas localizados na região Nordeste do país.

A Terra Indígena Kiriri localiza-se no norte do estado da Bahia, nos municípios de Banzaê (95%) e Quijingue (5%), em uma região de clima semi-árido, faixa de transição entre o agreste e a caatinga (“boca de caatinga”).

Falam hoje apenas o Português, embora utilizem esporadicamente alguns fragmentos do dialeto kipeá, da família lingüística Kariri.

No final da década de 1980, os Kiriri duplicaram a sua estrutura política, passando a se organizar em dois segmentos faccionais – atualmente as unidades mais efetivas da ação política formalizada no grupo – lideradas por seus respectivos caciques, pajés e conselheiros.

leia mais …

Discurso do Cacique Lazaro Kiriri na Aldeia Mirandela – Banzaê – Bahia – 11nov12

 

Povo Indígena Kiriri em luta e resistência por território em Caldas/MG. 09/10/2018.

 

Noticias

Kiriris de Caldas (MG) fundam associação e afirmam: Essa terra é nossa

01/03/2019 – 16:46:
Tribo conta com casas de taipa, criação de galinhas, porcos, horta e duas áreas de plantio de milho e inhame

A tribo Kiriri da cidade de Caldas, no sul de Minas Gerais, acaba de dar mais um passo na luta pela terra. Os indígenas criaram no início deste ano a Associação …

Continue lendo

Posted in governo, Mídia brasileira, Povos indígenas | Tagged , , , , , | Leave a comment

 

Link permanente para este artigo: https://brasildemocratico.net/site/kiriri/