Kinja (Waimiri-Atroari)

Os Waimiri Atroari, durante muito tempo, estiveram presentes no imaginário do povo brasileiro como um povo guerreiro, que enfrentava e matava a todos que tentavam entrar em seu território. Essa imagem contribuiu para que autoridades governamentais transferissem a incumbência das obras da rodovia BR 174 (Manaus-Boa Vista) ao Exército Brasileiro, que utilizou de forças militares repressivas para conter os indígenas.

A Terra Indígena Waimiri Atroari está localizada na Amazônia brasileira, entre o norte do estado do Amazonas e sul do estado de Roraima. Habitam a região situada à margem esquerda do baixo rio Negro, nas bacias dos rios Jauaperi e Camanaú e seus afluentes os rios Alalaú, Curiaú, Pardo e Santo Antonio do Abonari. Há muito tempo esse território, kinja itxiri (terra de kinja), era mais extenso, abrangendo os rios Urubu, Uatumã e Anauá.

leia mais …

UM DIA NA ALDEIA KINJA IAKAHA – PARTE 1

 

Depoimentos Waimiri-Atroari

 

 

Noticias

Em audiência, tribo acusa Exército de cometer atrocidades para abrir estrada na Amazônia

09/03/2019 – 17:40
Procuradores federais dizem que centenas de integrantes da tribo Waimiri-Atroari morreram durante a construção da BR-174 entre 1968 e 1977.

No início, chegaram os helicópteros, lançando produtos químicos. Depois, vieram homens armados e de uniforme verde massacrando membros da tribo para abrir o caminho de uma estrada na Amazônia.

Continue lendo

Posted in Mídia brasileira, Povos indígenas | Tagged , , , , , , | Leave a comment

Organizações indígenas publicam nota contra governo federal

02/03/2019 – 00:50:
A Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB) publicou nota de repúdio contra o aceleramento das obras da linha de transmissão Manaus-Boa Vista. Segundo as organizações, a medida publicada no Diário Oficial da União de quinta-feira (28) visa única e exclusivamente demonstrar desrespeito ao povo Kinja (Waimiri-Atroari) e aos direitos …

Continue lendo

Posted in Povos indígenas | Tagged , , , , , , , | Leave a comment

Governo permite obra em terra indígena sem consultar índios ou Funai

28 de fevereiro 2019 – 06:17:
O governo Bolsonaro decidiu, através do Conselho de Defesa Nacional, que a linha de transmissão que vai ligar as cidades de Manaus (AM) e Boa Vista (RR) é uma “alternativa energética estratégia para a soberania e defesa nacional”, e que a obra será realizada “independentemente de consulta às …

Continue lendo

Posted in governo, Povos indígenas | Tagged , , , , , , , , , , | Leave a comment

 

Link permanente para este artigo: https://brasildemocratico.net/site/kinja-waimiri-atroari/