Kamaiurá

Os Kamaiurá constituem uma referência importante na área cultural do Alto Xingu, em que povos falantes de diferentes línguas compartilham visões de mundo e modos de vida bastante similares. Estão ainda vinculados por um sistema de trocas especializadas e rituais intergrupais, os quais recebem diferentes nomes no interior de cada etnia, mas que ficaram mais conhecidos (pelos de dentro e os de fora do universo xinguano) justamente pelos termos usados na língua Kamaiurá, tais como o Kwarup e o Jawari.

Sua população, em 2002, somava 355 indivíduos, deflagrando um significativo crescimento demográfico em relação ao início da década de 70, quando eram 131.

leia mais …

Documentário Aldeia Kamayurá

 

RITUAL DE PASSAGEM PARA A VIDA ADULTA

 

 

Notícias

Primeira pajé mulher dos Kamayurá afirma protagonismo feminino no Xingu

19/03/2019
Ganhadora do Prêmio Direitos Humanos 2018, Mapulu Kamayurá articula projetos para levar centros de informática às aldeias e incentivar venda pela internet de artesanato de jovens indígenas no Alto Xingu

… Mapulu é chamada nas aldeias vizinhas quando alguém adoece e os remédios tradicionais não curam. Nem sempre é feitiço. O papel dos …

Continue lendo

Posted in mulheres, Povos indígenas | Tagged , , , | Leave a comment

É inaceitável que ONGs continuem a catequizar comunidades indígenas

5 de fevereiro – 18:38:
A retirada de crianças de comunidades indígenas e sua realocação em internatos, afastadas de suas famílias, foi durante muito tempo uma estratégia do Estado brasileiro. Em associação a ordens religiosas, as medidas buscavam promover a “integração” das populações nativas à sociedade brasileira. Até meados da década de 80, alguns …

Continue lendo

Posted in Mídia brasileira, Povos indígenas | Tagged , , , , , , , | Leave a comment

 

 

Link permanente para este artigo: https://brasildemocratico.net/site/kamaiura/