Ka’apor

Os Ka´apor surgiram como povo distinto há cerca de 300 anos, provavelmente na região entre os rios Tocantins e Xingu. Talvez por causa de conflitos com colonizadores luso-brasileiros e com outros povos nativos, iniciaram uma longa e lenta migração que os levou, nos idos de 1870, do Pará, através do rio Gurupi, ao Maranhão. Colonizadores brasileiros que atacaram e aniquilaram aldeias Ka’apor, por volta de 1900, ficaram surpresos ao descobrirem esplêndidos cocares de penas coloridas dentro de pequenos baús de cedro, que os sobreviventes, em fuga, teriam deixado para trás. Quando as autoridades brasileiras tentaram “pacificá-los” pela primeira vez, em 1911, os Ka’apor, como os Nambiquara no Mato Grosso, eram considerados um dos povos nativos mais hostis no país . Tal pacificação, tanto dos Ka’apor quanto dos karaí (não índios), ocorreu em 1928 e durou por quase 70 anos. Recentes invasões da terra dos Ka´apor pelos Karaí, entretanto, ocasionaram novas hostilidades e estão colocando a sobrevivência étnica dos Ka´apor novamente em risco.

leia mais …

Ka’apor: vidas pela floresta

 

Em terra Ka’apor mandam os Ka’apor

Sem proteção do Estado, indígenas Ka’apor arriscam a vida para expulsar madeireiros da sua terra, no Maranhão. Em meio ao conflito, o líder Eusébio Ka’apor foi assassinado no dia 26 de abril de 2015. Este vídeo é parte da matéria da Repórter Brasil:
http://vidaspelafloresta.webflow.io/kaapor

Noticias

Em terra Ka’apor mandam os Ka’apor

27/02/2018:
Assediados por madeireiros, os Ka’apor criam sistema de autodefesa. Em três anos, eles apreenderam e queimaram 105 caminhões com madeira ilegal

leia mais A Pública …

 

Sem proteção do Estado, indígenas Ka’apor arriscam a vida para expulsar madeireiros da sua terra, …

Continue lendo

Posted in Meio ambiente, Mídia brasileira, Povos indígenas | Tagged , , , , | Leave a comment

Link permanente para este artigo: https://brasildemocratico.net/site/kaapor/