Voltar para Indígenas

Kambeba

Hoje os Kambeba em território brasileiro estão localizados em cinco aldeias: quatro na região do médio Solimões e uma no baixo rio Negro, precisamente, na desembocadura do rio Cuieiras. Há também algumas famílias na cidade de Manaus e várias outras no alto Solimões em terras Ticuna.

leia mais…

 


 

Hino Nacional Brasileiro na língua Kambeba

 

Esse vídeo é uma forma de informar a cerca da vivência, cultura e arte dos povos indígenas de modo particular do meu povo Kambeba que estão localizados no Amazonas. Esse trabalho tem como base meu mestrado e o livro AY KAKYRI TAMA que mesmo sendo de poemas fala dessa questão cultural e identitária dos povos, com a participação especial do Grupo AY KAKYRI TAMA cantando a cultura e arte dos povos indígenas.

 

Notícias

Márcia Kambeba: A escritora indígena que luta pelo direito do seu povo através da escrita

“Na minha luta sou: cantora, compositora, contadora de história, fotógrafa, poeta, palestrante de assuntos indígenas, atriz, locutora, professora, ativista da causa indígena e trabalho de levar pela literatura informação em um movimento cultural autoral”. Ufa! Essa é Márcia Wayna Kambeba, mulher indígena Omágua/Kambeba, e, se você não a conhece, pedimos que siga lendo esse perfil …

Continue lendo

Posted in Meio ambiente, Mídia brasileira, Povos indígenas | Tagged , , , , , | Leave a comment

Márcia Kambeba lança dois livros em Belém que falam sobre a identidade indígena

12/03/2019 – 04:58
A geógrafa Márcia Kambeba lança em Belém, no dia 12 de março, às 19h, no Sesc Boulevard, os livros ‘Ay Kakyti Tama – Eu moro na cidade’ e ‘O lugar do saber’. A escritora, pertencente à etnia Omágua Kambeba, no Amazonas, faz poesias decolonial que retratam sobre a identidade e vivência …

Continue lendo

Posted in Mídia brasileira, Povos indígenas | Tagged , , , , | Leave a comment

Márcia Wayna Kambeba, geógrafa: Abre-se um novo papel para a mulher indígena

10 de julho 2017:
Poeta, cantora e compositora amazonense veio ao Rio participar de evento que tem a poesia como tema

“Pertenço à etnia Omágua Kambeba. Nasci numa aldeia Tikuna, no Alto Solimões, no Amazonas, onde minha avó era professora. Atualmente, moro no Pará. Faço poesias que falam sobre a identidade dos povos indígenas. …

Continue lendo

Posted in Mídia brasileira, Povos indígenas | Tagged , , , , , , | Leave a comment

Link permanente para este artigo: https://brasildemocratico.net/site/indigenas/kambeba/