Disputa judicial acirra conflito por terras entre índios terena e família da ministra Tereza Cristina

Pecuarista, a família da ministra Tereza Cristina ocupa há 150 anos terras que foram tomadas dos indígenas após a Guerra do Paraguai (Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

24/04/2019
Justiça determinou reintegração de posse e pediu despejo da comunidade indígena em março, mas decisão foi derrubada. Família de Tereza Cristina domina política e Justiça no Estado, o que dificulta a resolução do conflito, que já dura 150 anos

“Esperança” é o nome da fazenda localizada em uma área disputada por índios terena e uma poderosa família de Mato Grosso do Sul, os Alves Corrêa, que têm como parente a ministra da Agricultura, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias. Mas esperança é também o que move os índios da região, que lutam há 150 anos pela terra batizada de Taunay-Ipegue, em Aquidauana (a 140 km de Campo Grande).

O último episódio do conflito aconteceu na véspera do Carnaval deste ano, quando o desembargador Wilson Zahuy ordenou a reintegração de posse da fazenda. A decisão foi derrubada dias depois pela presidente do TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região), a desembargadora Therezinha Cazerta, mas não acalmou os ânimos na região.

“Se essa reintegração fosse mantida, com certeza a polícia ia chegar com truculência, com o objetivo até de matar, porque esse governo é muito animal. Essa era a nossa preocupação, porque a comunidade ia resistir, ia defender o seu direito com a própria vida se fosse preciso”, afirma Lindomar Terena, uma das lideranças da etnia em Mato Grosso do Sul.

Retomado em 2013 pelos indígenas, o território corresponde a 33,9 mil hectares (339 km²) espalhados por 17 propriedades – a maioria dedicado à produção de gado, como a fazenda Esperança. A área foi declarada como terra tradicional indígena e de posse permanente do povo terena em abril de 2016, por decreto do Ministério da Justiça.

leia mais Repórter Brasil …

 

Please follow and like us:

Link permanente para este artigo: https://brasildemocratico.net/site/disputa-judicial-acirra-conflito-por-terras-entre-indios-terena-e-familia-da-ministra-tereza-cristina/