Como Trump foi do desinteresse pela América Latina a uma ‘política de castigos e ameaças’

fonte: pixabay

21/04/2019 – 07:20
Seja no tom ou nas ações, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se mostra cada vez mais combativo em relação à América Latina.

Há sanções aplicadas contra o regime de Nicolás Maduro na Venezuela, o corte no volume de recursos repassados como ajuda financeira a países centro-americanos e a crítica à Colômbia de que o governo “não fez nada” contra o narcotráfico.

A postura de Trump, que em seu primeiro ano de governo mostrava um desinteresse inédito pela América Latina, contrasta com a de seus antecessores – e, apesar de contundente, segundo especialistas, ainda não esboça uma estratégia clara do presidente americano para a região no médio e longo prazo.

“É uma política de castigos e ameaças. Falta uma agenda positiva que reflita um compromisso com a região e os próprios interesses dos EUA”, pontua Michael Shifter, presidente do Diálogo Interamericano, centro de análise regional com sede em Washington.

leia mais BBC Brasil …

Please follow and like us:

Link permanente para este artigo: https://brasildemocratico.net/site/como-trump-foi-do-desinteresse-pela-america-latina-a-uma-politica-de-castigos-e-ameacas/