Cinta Larga

Com a denominação “Cinta Larga” ou “Cinturão Largo”, confundiam-se, de início, diversos grupos que habitavam a região próxima à fronteira entre Rondônia e Mato Grosso, uma vez que todos usavam algum tipo de cinto e construíam malocas grandes e compridas.

Esse grupo Tupi tem na caça sua atividade central, e as festas, onde ela é consumida após complexo ritual, equacionam simbolicamente caça e guerra, revelando, em muito, aspectos da sociedade Cinta Larga e garantindo o equilíbrio do grupo. Equilíbrio este que nos últimos anos vem sendo profundamente abalado pela incidência de garimpeiros em suas terras.

A pacificação: uma outra guerra

Uma visita dos Cinta Larga surpreendeu os moradores da vila de Vilhena (Ro) em fevereiro de 1965: desarmados, cerca de 60 “índios” acamparam nas proximidades da antiga estação telegráfica, trocaram presentes e assistiram a uma partida de futebol.

Localizado no sudoeste da Amazônia brasileira, compreendendo parte dos estados de Rondônia e Mato Grosso, o território tradicional desse grupo se estende a partir das imediações da margem esquerda do rio Juruena, junto ao rio Vermelho, até a altura das cabeceiras do rio Juina Mirim; das cabeceiras do Rio Aripuanã até o salto de Dardanelos; nas cabeceiras do rio Tenente Marques e Capitão Cardoso e as cercanias dos rios Eugênia, Amarelo, Amarelinho, Guariba, Branco do Aripuanã e Roosevelt. Habitam as terras indígenas Roosevelt, Serra Morena, Parque Aripuanã e Aripuanã, todas homologadas, somando um total de 2,7 milhões de hectares.

leia mais …

 

 

Além da caça, pesca e coleta, a agricultura é a principal atividade de subsistência dos Asurini, sendo que a mandioca representa o elemento básico da dieta alimentar.

leia mais …

 

Noticias

Liderança indígena denuncia coordenador regional da Funai

13/03/2019 – 12:01
O cacique Marcelo Cinta Larga, líder da etnia Cinta Larga e membro do Movimento Indígena do Brasil, reclama de perseguição por parte da chefia da Coordenadoria Regional da Funai (Fundação Nacional do Índio) em Cacoal. De acordo com o cacique, os índios sofrem intimidação por parte do coordenador Paulo Ricardo Souza …

Continue lendo

Posted in Mídia brasileira, Povos indígenas | Tagged , , , , , | Leave a comment

Link permanente para este artigo: https://brasildemocratico.net/site/cinta-larga/