Chanceler alemão sonda parceiro difícil no Brasil

30/04/2019
Ministro Heiko Maas visita o país num momento em que a crise na Venezuela ofusca diferenças entre Alemanha e Brasil. Permanece a questão de como lidar com o governo Bolsonaro.

A coletiva de imprensa do ministro alemão do Exterior, Heiko Maas, com seu homólogo brasileiro, Ernesto Araújo, assumiu uma dimensão unilateral na manhã desta terça-feira (30/04). Não se escutou quase nenhuma pergunta sobre as relações teuto-brasileiras, em vez disso, apresentou-se uma posição comum diante dos distúrbios no país vizinho Venezuela.

Alemanha e Brasil reconhecem o autoproclamado presidente interino, Juan Guaidó. Esse é, atualmente, um dos poucos campos políticos em que os dois países concordam. “O tema das relações bilaterais passou para segundo plano”, disse o cientista político teuto-brasileiro Oliver Stuenkel à Deutsche Welle.

“Mas isso não foi tão ruim, porque a relação entre a Alemanha e o Brasil não está fácil no momento. Mas quanto à Venezuela, os dois concordam, e então se pôde projetar coesão para fora. Maas provavelmente ficou muito contente com isso.”

Não se sabe o que foi discutido no encontro de Heiko Maas com Araújo e o presidente Jair Bolsonaro. O ministro alemão certamente encontrou palavras claras, acredita Stuenkel. Por outro lado, a Alemanha precisa urgentemente do Brasil na questão da proteção climática. Pois, sem o gigante sul-americano, um acordo global não terá sucesso.

Direitos humanos e multilateralismo

Uma tarefa difícil. Bolsonaro é abertamente contrário aos valores que Maas representou em sua turnê latino-americana: “direitos humanos e multilateralismo”.

Sob esse slogan o ministro alemão visitará em seguida a Colômbia e o México, onde procura parceiros para contrabalançar o isolamento da administração americana e de governos autoritários como a China e a Rússia. A iniciativa está programada para terminar no fim de maio em Berlim, numa reunião de ministros das Relações Exteriores.

leia mais Deutsche Welle …

Please follow and like us:

Link permanente para este artigo: https://brasildemocratico.net/site/chanceler-alemao-sonda-parceiro-dificil-no-brasil/