Barragens em Sarzedo (MG) também correm risco de rompimento

fonte: Prefeitura de Sarzedo

12/04/2019 – 17:13
População da cidade pressiona para que Itaminas instale sirenes nos bairros ameaçados

Os impactos do rompimento da barragem da Vale em janeiro continuam assustando moradores do entorno de projetos de mineração. Bem próximo a Brumadinho, Sarzedo é uma das cidades banhadas pelo rio Paraopeba e onde moravam muitos dos trabalhadores que foram soterrados pela lama. A população da cidade, depois da tragédia na região, intensificou a luta pela paralisação das barragens da mineradora Itaminas, que há 59 anos explora minério de ferro no município.

A desconfiança em relação à segurança dos empreendimentos aumentou: em audiência pública realizada no dia 4 de fevereiro, a mineradora falhou em elucidar as dúvidas sobre a estabilidade das barragens B1, B2 e B4. Ficou constatada também ausência de documentação básica de estudos e protocolos para o caso de rompimento. A Polícia Militar de Meio Ambiente havia realizado uma diligência na área da Itaminas e foi detectado que os instrumentos de controle e de medição necessários para controlar a estabilidade e segurança das barragens estavam danificados.

leia mais Estado de Minas …

Please follow and like us:

Link permanente para este artigo: https://brasildemocratico.net/site/barragens-em-sarzedo-mg-tambem-correm-risco-de-rompimento/