Asurini

Após o contato com a sociedade nacional, em 1971, os Asurini do Xingu – cuja denominação foi dada pelas frentes de atração – sofreram uma drástica baixa populacional. Contudo, o perigo eminente de sua extinção física sempre contrastou com uma extrema vitalidade cultural, manifesta na realização de extensos rituais, práticas de xamanismo e um elaborado sistema de arte gráfica.

A única aldeia atual se localiza à margem direita do Rio Xingu, onde fica a Terra Indígena Koatinemo, homologada em 1986.

Além da caça, pesca e coleta, a agricultura é a principal atividade de subsistência dos Asurini, sendo que a mandioca representa o elemento básico da dieta alimentar.

leia mais …

Grafismo Indígena: Asurini do Xingu

 

Noticias

Povos da Floresta Amazônica estão ameaçados de genocídio, denuncia o Cimi

24/03/2019 – 16:54
De acordo com as denúncias, ao menos cinco invasores teriam sido capturados após entrar sem permissão nas terras de Ituna/Itata e Koatinemo, localizadas na região do Médio Xingu, circundada pela hidrelétrica Belo Monte.

Representantes de povos da etnia Assurini acusaram agentes da mineração ilegal de invadir terras indígenas no Estado do Pará, ameaçando …

Continue lendo

Posted in Mídia brasileira, Povos indígenas | Tagged , , , , , , , , | Leave a comment

Indígenas denunciam invasão e ameaças de mineradores ilegais no Pará

11/03/2019 – 15:32
Povo Assurini, da região do Xingu, afirma que povos isolados estão sendo exterminados. Cimi enviou equipe para apurar denúncias. Indígenas da etnia Nambikwara, em Mato Grosso, ganham campanha de apoio

De acordo com denúncias de representantes de povos da etnia Assurini, as terras indígenas Ituna/Itata e Koatinemo, localizadas na região do …

Continue lendo

Posted in Mídia brasileira, Povos indígenas | Tagged , , , , , , , , , , , | Leave a comment

Link permanente para este artigo: https://brasildemocratico.net/site/asurini/